quinta-feira, 2 de julho de 2009

A importância da Análise de Jogo

O jogo de futebol segundo Garganta (2002) é caracterizado pelo confronto entre duas equipes que disputam objetivos comus, realizando ações individuais e coletivas, de ataque e de defesa, com o intuito de recuperar, conservar e progredir para o espaço do campo que possibilite a finalização ao gol. Este se desenvolve pelo confronto entre dois sistemas complexos, pois o jogo se caracteriza por uma sucessiva alternância de estados de ordem e desordem, estabilidade e instabilidade, uniformidade e variedade, e portanto se projeta num estado de equilíbrio-desequilíbrio (Garganta. 2001). A lógica complexa do Futebol então decorre da elevada imprevisibilidade e aleatoriedade dos fatos do jogo, o que conduz a uma dificuldade na previsão dos desfechos do espetáculo (Garganta, 2000). O jogo surge a partir de uma interação entre uma dimensão mais previsível, leis e princípios de jogo, e outra menos previsível, a partir da autonomia dos jogadores que dão diversidade e singularidade aos acontecimentos (Garganta, 200).

A partir disso, a Análise de Jogo deve ser o núcleo central da orgaização e modelação do processo de treino e competição, pois é a fonte privilegiada de informação, que se aprende o que se deve treinar e orienta o treinamento para a meta desejada. Este tem por objetivo configurar modelos de ação dos jogadores e das equipes, isto é, identificar comportamentos que são padrões e que se correlacionem com a eficácia dos processos para a obtenção de um resultado. Além disso, a análise de jogo, nos seus diversos protocolos, tem por missão promover uma auto-avaliação da sua equipe, bem como desenvolver uma avaliação do adversário no sentido de obter as informações necessárias para impor o seu próprio modelo sobre os aspectos vulveráveis do mesmo.

A Análise de Jogo por Momentos, parece ser um meio eficaz para a identificação de padrões comportamentais relevantes. São eles os 4 Momentos que cada equipe possui numa partida: Momento Ofensivo, Momento Defensivo, Transição Defesa-ataque, Transição Ataque-Defesa.

3 comentários:

  1. É incrível perceber a complexidade e o caráter científico de uma atividade desportiva.

    Muito elucidativo este texto, acerca da importância da análise de jogo, a fim de auxiliar a comissão técnica de uma equipe de futebol.

    Parabéns pelo blog!

    Percebe-se que vais longe nesta carreira que recém inicias, mas com notória bagagem!

    Manda ver, Lucas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Oliveira, parabéns pela iniciativa. Gostaria de questionar o seguinte: dentro destas 4 momentos em que se dividem as ações do jogo, quais os comportamentos técnico-táticos individuais ou coletivos que tu julgas importante observar como forma de avaliar um possível modelo de jogo. O que é importante, por exemplo, observar na transição ofensiva? Um abraço do amigo Venzon.

    ResponderExcluir
  3. Então, professor! ainda me questiono quanto às transições, pois não consigo identificar até que ponto ela realmente ocorre, isto é, a partir de uma roubada de bola até que momento temos transição ofensiva ou defensiva. Em Portugal percebi que a transição é considerada e avaliada no comportamento imediato que uma equipe possui quando rouba ou perde a bola, possuindo uma duração muito curta. Já no Brasil, vejo treinadores tratarem transições como situações mais longas, rapidaz ou lentas,talvez até se referindo a uma forma de contra-atacar no caso ofensivo. Na minha maneira de ver o jogo, penso que é importante os jogadores possuírem um referencial para o momento imediato que recuperam ou perdem a posse da bola, como por exemplo levar a bola para uma zona de menor pergigo (ofensivo) ou mudar a atitude rapidamente pressionando de imediato o jogador adversáio a fim de se ter a bola novamente (defensivo), para então se reorganizar ofensivamente para atacar ou defensivamente a defender, já que em minha opinião o jogo de futebol é um constante processo de reorganização, baseada num referencial modelo. É claro que é importante (e isto me causa muitos questionamentos)estarmos atentos aos constrangimentos das situações, ou seja, ter-se claro o local onde está a bola, onde se encontram os companheiros e como está disposto o adversário, para então tomar-se a decisão, influenciada pelo referencial, no caso o modelo de jogo. O que achas? um abraço

    ResponderExcluir