O jogo de futebol segundo Garganta (2002) é caracterizado pelo confronto entre duas equipes que disputam objetivos comus, realizando ações individuais e coletivas, de ataque e de defesa, com o intuito de recuperar, conservar e progredir para o espaço do campo que possibilite a finalização ao gol. Este se desenvolve pelo confronto entre dois sistemas complexos, pois o jogo se caracteriza por uma sucessiva alternância de estados de ordem e desordem, estabilidade e instabilidade, uniformidade e variedade, e portanto se projeta num estado de equilíbrio-desequilíbrio (Garganta. 2001). A lógica complexa do Futebol então decorre da elevada imprevisibilidade e aleatoriedade dos fatos do jogo, o que conduz a uma dificuldade na previsão dos desfechos do espetáculo (Garganta, 2000). O jogo surge a partir de uma interação entre uma dimensão mais previsível, leis e princípios de jogo, e outra menos previsível, a partir da autonomia dos jogadores que dão diversidade e singularidade aos acontecimentos (Garganta, 200).
A partir disso, a Análise de Jogo deve ser o núcleo central da orgaização e modelação do processo de treino e competição, pois é a fonte privilegiada de informação, que se aprende o que se deve treinar e orienta o treinamento para a meta desejada. Este tem por objetivo configurar modelos de ação dos jogadores e das equipes, isto é, identificar comportamentos que são padrões e que se correlacionem com a eficácia dos processos para a obtenção de um resultado. Além disso, a análise de jogo, nos seus diversos protocolos, tem por missão promover uma auto-avaliação da sua equipe, bem como desenvolver uma avaliação do adversário no sentido de obter as informações necessárias para impor o seu próprio modelo sobre os aspectos vulveráveis do mesmo.
A Análise de Jogo por Momentos, parece ser um meio eficaz para a identificação de padrões comportamentais relevantes. São eles os 4 Momentos que cada equipe possui numa partida: Momento Ofensivo, Momento Defensivo, Transição Defesa-ataque, Transição Ataque-Defesa.
CONTRIBUIÇÃO PARA O FUTEBOL
Há 6 meses